top of page

Banho de Vapor

A origem dos Banhos de vapor (banho turco, hamman, thalassos, entre outras designações), na sua forma mais simplista, remonta ao tempo antes de Cristo, no entanto é com a descoberta dos banhos gregos e romanos pelos Árabes, que se regista o maior desenvolvimento desta técnica terapêutica.

Os grandes senhores e os negociantes tinham que percorrer grandes distâncias por terras áridas e de enormes desertos e no final de cada viagem estavam desgastados, com a pele envelhecida, problemas respiratórios e os poros entupidos por causa das poeiras e impurezas do ar. Morriam frequentemente sem se saber porquê.

 

Até que os médicos perceberam como podiam usar a água quente e os banhos para desobstruir os poros, os pulmões, as vias respiratórias e ao mesmo tempo, hidratando todo o corpo. Desta forma, surgiram as primeiras termas com banhos de vapor.

O vapor melhora a saúde desintoxicando o organismo e contribuindo para a redução dos sais minerais, gorduras, toxinas, etc. No mundo avançado da medicina e sem esforço físico é indicado para casos de alergias, bronquites, sinusites, obesidade, reumatismo, esgotamento físico e mental, alcoolismo e tabagismo. É apontada como uma das causas da longevidade, quando feita com rotina, em alguns países, especialmente do norte da Europa.


Mais do que um simples banho, é também um hábito de higiene profunda que promove o equilíbrio entre o corpo e a mente. Quem toma um banho de vapor revitaliza o corpo e também o espírito.

 

Compartilhar uma sessão de a vapor com um(a) amigo(a) ou uma pessoa querida é um prazer que não pode deixar de experimentar…

  • Forma natural de processos de cura e desintoxicação, as temperaturas altas induzem ao relaxamento muscular e o metabolismo funciona de uma forma mais rápida, ocorre uma vasodilatação, e as batidas cardíacas aumentam.

  • Combate os efeitos do stress.

  • Tratamento corporal – o suor remove as impurezas e as toxinas através dos poros, ocorrendo assim uma limpeza profunda da pele de dentro para fora.

  • Alivia a dor - devido ao facto de o sangue percorrer o corpo de uma forma mais acelerada transportando oxigénio para a inflamação ou edema pode reduzir a dor. O que leva a um processo de cura mais rápida e natural.

  • Forma de perder peso - por sessão de meia hora o corpo queima entre 300 a 500 calorias.

  • O Banho a vapor alivía problemas de eczemas e acne e baixa o colesterol. Liberta toxinas, nomeadamente mercúrio e zinco, através da rápida circulação do sangue.

  Benefícios de Banho de Vapor  

bottom of page